domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sempre é tempo de pensar no propósito da Páscoa em nossas vidas...

A Páscoa

Quando Jesus estava passando pelas suas piores agonias, Ele estava pensando em você e eu.
Mesmo sabendo que seu gesto carregava em si muita dor e injustiça, mesmo que não estivesse nele, nem culpa, nem crime e nem castigo. Simplesmente o fez sem questionar Àquele que assim determinou este destino, esta morte inglória, uma vez que tal execução trazia em si, a vergonha e a humilhação que somente a escória de tal sociedade poderia experimentar. Ainda que até mesmo a Ele, era dado o direito de livre arbítrio, uma vez que até então parte Dele, era absolutamente humana. Ele, porém optou por ser magnânimo, generoso, compreensivo e justo. Escolheu ser coerente, acima de tudo, pois tinha consciência do que era e o que representava. Foi corajoso e determinado. Foi também de uma autoridade tamanha e ao mesmo tempo, de igual candura e serenidade, neste seu inenarrável suplício.
Quando Ele decidiu, a despeito de seu próprio desejo, temor, insegurança, morrer lentamente torturado no calvário, o fez porque mais do que seus feitos e obras, poder instituído e glória eminente fossem lembrados; desejava que soubéssemos que amar é um mandamento e não uma opção filantrópica. É sim, uma decisão.
Decidiu ser exemplo de força, superação de limites e ternura.
Compreendeu-se, portanto, que até que seu Espírito expirasse, poderia ter simplesmente desistido e então o grande plano de Seu Pai teria caído por terra e o inimigo feroz, se teria escarnecido do Bem, como se este não tivesse em si eficácia alguma... e que o Mal, nas mais diversas formas de manifestação seria nossa única realidade. Mas aquele homem, ainda semideus, um profeta, talvez Messias, mudou toda idéia de probabilidades por uma única certeza; a de que somente alguém capaz de conceber a idéia de sacrifício voluntário, poderia falar com propriedade no Amor e seus efeitos.
Mais do que culpa pelos pecados, medo do castigo e conversão por incerteza do que nos aguarda na esfera espiritual, Jesus Cristo quer nos conquistar através de seu Amor. Quer nos receber ou ainda, por nós ser recebido, pelo sincero e humilde desejo de ser aceito como parte de nossas vidas, como uma realidade e não apenas como uma muleta espiritual, para nossos momentos difíceis...
Quer ser a voz que cala bem fundo, o alento, a vida que flui e a essencial esperança de dias plenos de Graça e Luz.
Neste dia tão especial, pense nisso; Não se prenda a religiosidade e tradições. Não viva esta data com a solene respeitabilidade, que só os hipócritas que Ele tantas vezes criticou o fazem. Não se prenda àquela dor; Ele já não a sente mais. Não chore aquela morte; Ele vive. Respeite esta lembrança, claro, mas retenha deste momento, acima de tudo, o orgulho de saber que é amado de tal maneira e que mesmo sendo uma simples criatura foi amado por ser à imagem e semelhança Daquele que antes Espírito, nos Altos Céus, Se fez carne e se deu em sacrifício sem reclamar. Deixou este Espírito no meio de nós para servir de Consolo, Conselho, Força, Refúgio, Paz e Esperança.
Celebre a Vida de forma simples e abundante. Foi por isso que Ele morreu e ressuscitou. Para que a Vida, o Verbo e a Paz de espírito sejam possíveis, hoje e sempre.

Feliz Páscoa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário