terça-feira, 31 de julho de 2012

O complexo de Fiona




Cada princesa tem o príncipe que merece...



             
Ao longo dos séculos pudemos observar fábulas encantadoras, sobre meninas que viram seu mundo se modificarem por causa de um homem; um belo e gentil cavaleiro montado em seu cavalo branco, que chegava para salvá-la. Salvá-la de tudo e de todos; de si mesma até. Salvá-la de todos os que a maltratavam, humilhavam, exploravam e desprezavam... triste sina a dela! Em todos os contos, sempre havia uma figura má, perversa, premeditada e manipuladora... sempre disposta a planejar uma cilada ou uma vingança....sempre com feitiços, sempre com aliados, sempre pondo em cativeiros as belas mocinhas cujo único defeito, eram ser belas, boas e verdadeiras. As cinderelas, as borralheiras, as encarceradas das torres, as perdidas das florestas... Todas elas nos remetem a uma estória de sofrimento e superação. E o castigo, sempre vem para os que se decidem pelo mal. Princesas, ricas, belas, muito amadas e felizes para sempre...
Quanta semelhança com os dias atuais, não?   Na escola, nos cursinhos, no trabalho, na vizinhança, enfim, por toda parte lá estão elas, as princesas e as bruxas! Mas a semelhança para aqui. Sabe por quê? Porque este mundo não foi feito de finais felizes e sim, de muitas histórias frustradas pela expectativa não alcançada, pelos sonhos não realizados.  Falta em nós, em nossa formação e educação, o entendimento de que fábulas existem somente para isso: preencher a dura realidade de uma jovem com as ideias deturpadas a respeito do ideal de companheiro que buscam. É por isso que eu gosto tanto da história do Shrek. Não pelo personagem em si, que, aliás, é bem grosseiro e bem mal educado! Mas pela bela lição que nos dá, de que a nobreza de um homem, está no seu caráter, na sua dignidade. 
Diferentemente deste tal príncipe do cavalo branco tão desejado, o que ocorre, é a figura de um homem rude, feio, fedido e mal humorado... Além de péssimos modos, ele é impaciente e assumidamente, cumpre a sua tarefa pelo simples fato de se beneficiar com a posse definitiva do seu lugar, a saber, um pântano, veja só! Para isto deveria munir-se de muita coragem para resgatar uma princesa, que há muito vivia numa torre, vitimada por um feitiço que a transformava numa moça belíssima de dia e horrenda à noite.  Coragem não faltava àquele homem e só havia um empecilho; derrotar o dragão que tinha a função de manter longe daquele lugar qualquer um que tentasse salvá-la daquele triste destino... E assim passavam os dias da princesa, a espera de um salvador. O que vemos a seguir, é um bravo homem que ao invés de um alazão, tinha em sua companhia um burro falante! Esta história tinha tudo para dar errado... Mas não deu por uma única razão; apesar da aparente diferença entre os dois, havia escondida uma semelhança tão grande que na caminhada rumo as suas vitórias, ambos descobriram serem de fato feitos um para o outro.....Missão cumprida! Para uma princesa, um príncipe e um reino; para um ogro, um pântano e um enorme grupo de segregados sociais, seres inusitados que viviam à margem daquela sociedade. Ok, cada um no seu quadrado poderia assim dizer... Mas não foi o que aconteceu. A princesa descobriu que aquele príncipe era uma ilusão e que aquele ogro era uma realidade em seu coração... Que beleza era um conceito relativo e que caráter era um fator incondicional. O feitiço só findaria com o verdadeiro amor e ela só encontrou na figura de Shrek... Ele por sua vez, aprendeu a ser rejeitado. Sabia que numa sociedade soberba e interesseira, ter beleza e status era fundamental, portanto seguiria seu destino sozinho sendo sua melhor companhia. Mas Não conseguindo esquecer aquela princesa, que apesar de parecer petulante e mimada era também muito divertida e sensível, decidiu ir em busca de uma chance com ela....o final todos conhecem: Ela descobre ser também uma ogra e entrega-se a sua condição e a seu amor por seu grande e valente homem do pântano.

Moral da história:
Quantas vezes perdemos a chance de ser feliz vivendo uma história possível com amores possíveis, por causa de uma busca constante de viver uma história fabulosa, com príncipes que na verdade só existem, no imaginário... Que as contas vêm, as brigas vêm, as pazes, vem, os filhos vem, os netos vem enfim, a vida acontece não enquanto eu faço os planos, mas enquanto eu os realizo. De forma real e possível e não esperando os finais que só serão felizes, se construímos um presente consciente de que, a despeito das dificuldades, das bruxas, das tentativas inimigas de nos derrotar e impedir nossa felicidade encontraremos nosso lugar junto a um coração valente que nos ame e nos respeite e zele por nós, pelo cuidado de se querer bem a quem se tem. Se você encontrar alguém assim, agarre-o! Você encontrou a felicidade e o verdadeiro sentido da vida: fazer alguém feliz e entregar-se a alguém que a mereça. Se ainda não encontrou, espere. Reveja seus conceitos, avalie melhor seus valores e com certeza a vida trará até você, alguém não à altura do que você deseja ter, mas à profundidade do que você mereça ser amada.
Boa sorte!

Um comentário: