quarta-feira, 12 de setembro de 2012

De quem é a responsabilidade?





  Todos estamos estarrecidos pela morte dos 6 jovens da Baixada (Mesquita), que foram  assassinados.
Sinto hoje a tristeza enorme de saber que a violência que o tráfico e as drogas provocam, está a uma esquina de nossas vidas e muitas vezes não temos nenhuma segurança, nenhuma proteção.... Fico aqui pensando na mãe de quem morreu e na de quem matou. Todos sem dúvida foram vítimas da mesma coisa: DROGAS. Estes que mataram, certamente morrerão. O lamentável é a perda de um jovem que teve escolha e decidiu não usar, quando o convidaram a experimentar....Sempre ensinei a meu filho mais velho e ensino ao mais novo, ensino também a qualquer criança ou jovem que pela minha vida passam: A DROGA NÃO É RUIM NÃO, É BOA, PORQUE POR CAUSA DELA SE MORRE E SE MATA, PORTANTO, FIQUE LONGE!
  A droga é pra mim, sem dúvida  a praga desde tempo presente; Ela não respeita cor, situação financeira, nem território. Está em qualquer, lugar, desde a mais remota cidade do interior até a mais requintada metrópole; seja na mais precária comunidade carente ou nos mais luxuosos condomínios, lá ela está... quando não se morre dela, se morre por causa dela....Todos somos vítimas. Se usa, morre de overdose ou porque  ficou devendo na boca. Se não usa, é vítima do poder paralelo que cerca bairros e te proíbe o direito de ir e vir(constitucional, aliás). Quando não, morre vítima da violência de um bandido ou pivete que queria drogas e tem que nutrir ou pagar o vício....Se são mulheres caem na prostituição, se for pobre, ou caem no tráfico se forem bonitinhas, arrumam um 'patrão', mas se forem ou ricas ou muito bonitas arrumam um protetor, e/ou caem em luxuosas orgias, onde são exploradas...pobre delas.....Se forem meninos pobres, morrem cedo, porque devem e não podem pagar nem a família custear....se forem playboy, vão traficar nas raves.... De qualquer forma, todos saem perdendo.Saímos de casa e não sabemos se vamos voltar ou um dos nossos, ao ir para o trabalho ou escola. E os noticiários seguem, nos dando índices alarmantes de mortes. Mata-se  o pai pastor de um drogado, como aconteceu esta semana em Japeri; como assim?? Mata-se a avó, porque não queria dar dinheiro pro neto comprar droga e este alucinado pela abstinência perde o controle....todo dia tem notícia. todo dia tem um luto na vida de alguma família....Isso nunca acaba e somente o ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO pra nos proteger. Mas não devemos deixar  por conta de Deus apenas, a tarefa de proteger a juventude que  nos cerca! Ele é suficiente em seu infinito Poder? Sempre! Só que  temos responsabilidades também. Fala-se em desenvolvimento sustentável, em responsabilidade social, em trabalho voluntário...bonito de ver, na tv. No dia a dia, pouco fazemos.
  Eu fiquei pensando, que como toda praga, esta também tem por consequência dizimar a todos, pois se alastra. Como se faz então? Como evitar?  Se fechando, se isolando? Como, se o risco é invisível? Prevenindo, talvez, Remediando, em alguns casos é tarde. Combatendo, seria a resposta mais óbvia. Mas como, se as Autoridades não dão conta do problema? Como se a Saúde Pública não tem um bom plano de prevenção ou assistência? O que fazer, se a cada dia, mais e mais detentos aglomeram-se em deploráveis centros de detenções que em nada tratam o preso e estes voltam ainda piores? Como eu que não tenho nada com isso, posso me proteger deste problema ou como ajudar quem nele está? Entendo que é pela MOBILIZAÇÃO.  Podemos ver a todo instante, vítimas de violência se mobilizando, depois que a violência entrou em sua família e por aí vai . Mas só depois que o pior acontece. Sempre o individualismo da sociedade moderna....
   Enquanto não nos sobrevêm  a dor,  não nos solidarizamos com a do outro. Do próximo, que às vezes está realmente bem próximo...Mas entendo que a conversa, a informação ainda é a melhor forma de se começar a fazer alguma coisa.  Comece em casa, pela sua família, seguem aconselhando os especialistas.Fale sobre isso, mostre a realidade, procure se informar como a droga funciona, como e quais são as formas de evitar, de aprender a dizer não às investidas, onde estão os pontos de interesses em comercializar, procure saber também, quais são os tipos de drogas, desde os comprimidos mais inofensivos pra dores de cabeça , as balas e chicletes( fiquei pasma ao descobrir os tipos que vem em forma de doces e que tem goma de mascar em forma de lâminas mastigáveis, que outros podem até ser colados no céu da boca!) Não subestime a capacidade daqueles que têm como objetivo, ludibriar nossas crianças e adolescentes, inspirados por forças tão malignas....Concordo com eles. precisamos parar de fingir que não acontece. Ouvi dias desses um ex drogado dizendo de como ele encontrou o caminho para largar seu vício e os riscos que isso trazia para sua vida e a de seus familiares: Foi na fé. Encontrou na religião um recomeço, a redenção....Que lindo, pensei eu, uma exceção, na regra da mortalidade juvenil. Mas é bem isto, o seu caso. Uma exceção. A fé em Deus fez a diferença na vida dele, ele afirmou e prontamente agradeceu pelo apoio e pela caridade de quem lhe "deu a mão". Fica então uma lição. Precisamos cuidar de perto de nossos filhos, pra  não ser preciso que alguém generoso e compadecido,  venha  a fazer isto, por nós.
  Deus livra, mas nós é quem temos a responsabilidade de cuidar. Precisamos rever nossos conceitos e valores, muitos perdidos ou em alguns casos deturpados, nesta sociedade que vivemos. Precisamos ensinar nossos filhos a serem seletivos em suas amizades, mas não deixemos de ensiná-los a misericórdia e a intercessão. Jesus veio pra perdoar a todos; passe isto adiante. Não culpe a ninguém, Não julgue. Todo ser nasce nu, sem dente e inocente. Uma folha em branco, eu diria. Toda mãe e pai ao nascer um filho, já começam a desejar lindas coisas, grandes realizações para ele. Principalmente, que ele seja e tenha mais do que eles mesmos não tiverem e não puderam ser... deseja, mas nem sempre tem condições ou estrutura para que isto seja possível. A vida e as circunstâncias, levam às vezes a escrever uma história terrível com tristes fins....Então, se possível, ajude. Se não, ore, a oração de um justo vale muito em seus efeitos, assim diz a Bíblia. Se conhece uma mãe que chora seu filho viciado, ore com ela, se sabe que algum jovem usa, fale de Jesus! Só Ele tudo pode.
Se foi você a vítima, a mãe ou o pai, vitimado por esta tragédia e por algum motivo, sua vigilância foi pouca ou insuficiente e você ou um dos seus caiu, não se desespere, não se culpe, nem se omita, mas busque ajuda! Ajude-o! Não abandone! Ele conta com você........Tudo passa, Pra tudo tem solução, Enquanto há vida, há esperança! Não desista, creia! Passe tudo crendo que  Maior é Deus e você pode todas as coisas Naquele que te fortalece....
 Tenha coragem. De pedir ajuda. De ajudar. Mas acima de tudo, vá até o fim, tendo a certeza de que fez o seu melhor.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário